Nascida em 08 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy não tardou a demonstrar seu grande talento e aptidão natural para a música.
Como o próprio nome já denuncia, Preta é filha de um dos maiores ícones musicais nacionais e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil.
Nascida em um ambiente político instável, seu pai decidiu-se por batizá-la como Preta para desafiar os padrões sócias da época.
Um dos passos iniciais de sua carreira foi a produção de clipes para a MTV Brasil. Em 2003 lançou seu álbum de estreia, Prêt-à Porter, com samba, funk, axé e pop.
.O algum angariou inúmeros comentários ao ter na capa a foto da artista nua.
Todavia, para além da música, Gil destacou-se ao promover o debate sobre o body positivity, quando a pauta ainda era menos conhecida.
Com uma criação centrada na liberdade e arte, Preta defendia a aceitação dos corpos em suas diversas formas e trejeitos, fugindo do padrão midiático e social imposto durante décadas.
Além de cantora, também foi empresária, atriz e jurada, participando de diversos programas, filmes e novelas.
fundadora da Mynd8, agencia publicitária que busca explorar a diversidade do mundo artístico e a representatividade social.
Com sua luz própria e coragem leônica, Preta nos deixou no último domingo, falecendo em decorrência de um câncer descoberto em 2023. A artista partiu após sentir-se mal enquanto se preparava para voltar ao Brasil.
Porém, mesmo após a sua morte, seu meio século de contribuição artística e intelectual sempre será uma marca nos corações de todos os brasileiros. Obrigada, Preta !